quarta-feira, 16 de maio de 2012

A esperança não morre, adormece

Posso dizer sem medo: é claro que eu sabia que o Botafogo não tinha quase nenhuma chance de ganhar.  Mas, o carinho, no entanto, me impede de dizer com brutalidade: “eu sabia que ele ia perder”. E não é apenas o carinho, o que me impede de fazer tal afirmação é também este sentimento muito difícil de definir: a esperança.

Quando a realidade se impôs mais uma vez, pensei laconicamente: “o Botafogo me ensina num domingo triste que os milagres não existem”.

E pensei em escrever sobre esse sentimento de milagres, apesar de não ter religião que me obrigue a crer ou descrer neles. Refletir sobre a esperança. E nesse querer fui atropelada por um texto deste blog (“Esperança: a nova palavra que a democracia e o Botafogo tornarão vazia”), também sobre a esperança, e meu próprio texto ficou meio perdido diante da vontade de me opor a algumas questões levantadas pelo outro que, como um bom adversário (já que falamos em futebol) gerou em mim um jogo acirrado de ideias.

E então veio este misto do que pensava comigo mesma e da vontade de dialogar:

Acho complicada a aproximação tão rápida entre Hollande, Obama e Lula. Sei que o elo se faria através da esperança, mas me pareceu que ela se perdeu rápido demais e se turvou no meio de qualificações como “nova esquerda sócio-democrata”, “marketing político”, “pai dos pobres”. A coisa se complicou quando à imagem do Loco se aproximou a ideia de “liberalismo de esquerda” e este retornou como um eco daqueles três políticos brutalmente colocados num mesmo saco de gatos.

O que acho é que a política, como o futebol, é campo aberto para discussões que se feitas muito rapidamente acabam sendo descuidadas e deixam tudo aterrado, sem sutileza, sem diferença e, principalmente, sem gosto e sem esperança.

Voltar então a ela, esta palavra feminina, no meio da brutalidade do mundo tradicionalmente tido como masculino do futebol e da política, faz estranhar. E pode mesmo nos levar a crer que se tornará vazia.

Mas nem tanto. Pois o futebol e a política sempre comportaram a esperança com sua feminilidade de saber esperar diante do incerto, do não saber. Um povo com esperanças numa política, um povo que aposta em sua esperança, conta com o desejo e sabe também que é um voto lançado ao desconhecido do futuro. Situação que acomete também o torcedor.

E podemos pensar que a esperança na política, manifesta pela atuação tão pequena da voz ou do voto, em muito se assemelha à participação do torcedor, que grita e se contorce, pela ação que outros executarão por ele. No mais tardar, podemos pensar, somos tão pouco autônomos em relação ao que de fato fazem nossos políticos, quanto em relação ao que faz o nosso time.

Sim, é um modo de ver. Mas se é assim, podemos nos perguntar com razão, por que nos importamos com futebol e com política. E diante desta nossa leitura de ambos, a resposta é simples, porque somos idiotas. Ponto para a depressão, fim da esperança.

Mas não, mais uma vez fomos rápidos demais. Assolando tudo com generalizações aterradoras. E daí, volto a minha vivência e ao desejo que tive de escrever sobre a esperança – que não morreu, foi dormir - no domingo passado.

Tenho observado, pelo que sinto e vejo ao assistir jogos nos estádios ou nos bares: o futebol não é um espetáculo fechado do qual somos impossibilitados de participar. Torcer não é estar passivo, assistindo e nos submetendo enquanto o outro joga por nós. Não, o futebol é o espetáculo em que somos ao mesmo tempo torcedores e cada um dos jogadores do nosso time em ação. O futebol reacende naquele que o vê os sentimentos mais ferozes da batalha – esta batalha que assistimos sem nunca examinarmos conscientemente o quanto ela se assemelha com nossa própria vida. O futebol enfurece como a batalha cotidiana enfurece. Mas durante um jogo, como no espaço da arte, temos lugar para sermos tomados pelo afeto que ele nos provoca, sem vergonha de estarmos entregues ao amor e ao ódio que ele nos causa.  A ação dos jogadores nos permite, em suma, entrar num estado de experiência. Poder, sem falsos pudores, estar inteiros ao que se apresenta a nós. E queremos tudo. Queremos ganhar, mesmo sabendo que estamos diante do incerto e que a perda existirá para alguém.

Sim, não há milagre no futebol, como não há na política ou na vida, no sentido de que nem todo o desejo ou toda competência podem ser suficientes para garantir a conquista do melhor resultado. Porém, a incerteza do porvir não nos afasta do vivido e isto de fato faz valer a pena. Porque o durante existiu e nós existimos nele. Aqui não somos idiotas passivos, marionetes, mas sujeitos dispostos ao prazer e aos perigos do jogo.

Queria escrever no domingo, mas não sabia o que seria escrito. O pensamento às vezes só toma a forma na escrita. O encontro com o texto do Thadeu, o desejo de me atritar ao texto dele, permitiu que este aqui se fizesse. E agora, lembrando que outros dias virão, incertos como sempre, disponíveis ao passe certeiro ou ao lance perdido, penso que o mesmo dia que permitiu ao botafogo apagar minha esperança no milagre (por algumas horas), permitiu ao galo – tão preto e branco quanto nós e com seu próprio histórico de sofrimento – reacender o coração atleticano, desta vez, invicto. Um mesmo dia, incerto e certeiro. A esperança, adormecida ou não, nunca será vazia.

5 comentários:

  1. Muito Bom texto. A mim, Lula se parece botafogo. Estrela, esperança, decepção e muitas crítcas de oposição. Gosto de esse equipo, desde que fui a engenhão ver "verón hijo" contra eles e la hincha se pareceu com estudiantes. Creio que esse blog tem que ter un viés político -porque essa e também a função de futebol - com bom textos como esse. E não outros texto cortos e vazios como otros que estão aqui.. Um Abraço, Javier Schiavonni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Javier, seu sotaque argentino é perceptível em todas as palavras que disseste, cabrón. Obrigado!

      Excluir
  2. Muito maneiro o post!

    A própria definição de idiota é aquele só olha pra si! e o seu contrario é o ser politico que participa da vida da comunidade!

    Pequena entrevista com o filosofo Mario Sergio Cortella, sobre seu livro - Política: Para Não Ser Idiota. em que ele explica essa definição

    http://www.youtube.com/watch?v=n9LM9SnXCLg

    ResponderExcluir
  3. Post chato da porra! parei no meio.Falem de cachaça, ao invès de política. Mas como é uma rapariga que escreveu, não vou ofender. Pelo contrário vou mandar um xero!!

    ResponderExcluir
  4. Alemão,
    http://www.youtube.com/watch?v=ck9XXlNViS4

    ResponderExcluir