segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pague a série B, ou o Barriga pune.

Até o mais fanático, apaixonado e feliz torcedor do Fluminense há de dar uma risada ao ver a montagem acima, que vem circulando no facebook nas últimas semanas. O sujeito que a fez foi muito espirituoso ao aproveitar a recorrente cena da série Chaves, na qual o abrangente proprietário Senhor Barriga cobrava o pagamento dos 14 meses de aluguel atrasado de um dos seus inquilinos, o Seu Madrugada. Me aproveito dela para ilustrar como torcedor rival se sente em relação à nação tricolor quando o discurso sangue-azul destes invade praias, botequins e restaurantes em horário do almoço, vangloriando-se de alguma recém conquista. Tal qual o querido barrigudo, o torcedor emposta a voz e se dirige ao tricolor:

– Pague a série B!

Para os que não se lembram e não entenderam, vale lembrar que após amargar três rebaixamentos seguidos, dois para a série B e um para a série C, o Fluminense se aproveitou de uma ação judicial do Gama contra a CBF, de um favor do Eurico Miranda, então honestíssimo presidente do Vasco da Gama,  e também da conhecida desorganização institucional do futebol brasileiro para pular da série C de 99 para o módulo azul de 2000, o “grupo” que continha os times da primeira divisão, mais Bahia, Juventude, América/MG, além dos já citados Fluminense e Gama. Um meio de acesso, digamos, um pouco suspeito. Duvidoso, para usar uma palavra que convém ao vocabulário tricolor.

O que aconteceu 12 anos atrás não tira mérito do 31º título estadual conquistado ontem, evidentemente. Mas justifica a cobrança de todos os Senhores Barriga do facebook. Pague a série B, Fluminense, mal não lhe há de fazer. Outros grandes clubes , coincidentemente  alvinegros, do seu estado já fizeram isso. O Vasco em 2009 conseguiu seu acesso da maneira mais honrosa possível: com um título incontestável; o Botafogo (bairro simpático) não foi campeão em 2003, até na série B foi vice!, mas conseguiu sua vaga por direito e sem acordos; e o Campo Grande Atlético Clube, que em 1982 foi campeão da Taça de Prata, venceu a segunda divisão daquele ano. Tenho certeza que o elenco galático montado para esta temporada poderia fazer uma campanha digna na série B e assim tirar uma vergonha do currículo do laranjal. Ou quem sabe no ano que vem? Assim a Unimed ainda econimizaria alguns trocados montando um elenco mais modesto e poderia atender melhor os seus clientes.

Mas o ano que a dívida será paga não interessa. O importante, caros tricolores, é que não se envergonhem de cumprimentar aquela baranga que vocês pegaram em 1999. Nunca é tarde para um telefonema. As feiosas também merecem consideração, ainda que com atraso.

O ano de 2012 pode ser aquele em que o Fluminense tem tudo para alcançar o patamar mundial e se igualar a um Barcelona, na medida em que tem condições de conquistar estado, país, continente e mundo!, mas os Senhores Barrigas de plantão e vossas consciências lembram: Paguem a série B! Porque, ao menos no caso do Fluminense, antes de espelhar no Barcelona, a honra diz que primeiro convém se espelhar no Campusca, o Galo da zona oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário