domingo, 6 de maio de 2012

Nem o pão o diabo deixou

“Ih o Rio Branco deixou de existir. O Rio Branco deixou de existir”. Diz a lenda que é isso que o vento sopra toda vez que um poços-caldense pisa em Andradas. Em 2009, os azuis foram ao céu ao conquistarem o terceiro campeonato do interior de sua história, em pleno Ronaldão – estádio do maior rival, a Caldense bicampeã do torneio –encaçapando três tentos na casamata do América. O que, como dizia o QOTSA, no one knowsé que um mês depois o mais querido da Mantiqueira (pelo menos é o que eles dizem, digo, diziam) fecharia suas portas.


Na página oficial do clube a última atualização diz respeito a derrota pelo placar simples para o galo no Mineirão pela semi-final do mineiro de 2009, última partida do clube. Nem sequer o resultado da outra semi, que aconteceu duas horas depois está . No perfil da Wikipédia, o clube diz estar de licença. Mas se um time não consta no site só futebol brasil -- onde até o Juventus do Acre tem camisas sendo vendidas – não há eufemismo que impeça de dizer o óbvio; ele não existe mais.


Embora nunca tenha disputado a Série A, nem sido campeão mineiro, feitos que seu maior rival a Caldense conseguiu, o Rio Branco vivia um momento melhor na ocasião de sua falência. Disputava – no sentido estrito da coisa, diferente do que faz o Flamengo na libertadores  - o mineiro, enquanto a veterana de Poços de Caldas escapara do seu segundo rebaixamento (o Rio Branco teve vários) após a volta à elite mineira de onde saíram em 2007. Essa foi provavelmente a maior glória da historia dos andradenses, vale lembrar.


O motivo da falência ninguém sabe, como o clube se dissolveu não há quem ouvir como fonte oficial. Ainda mais se você for um pobre poço-caldense, como yo. Vão achar que é gozação e, claro, não estarão totalmente errados.


Especula-se que a coisa toda aconteceu quando eterno patrocinador da agremiação, uma cerâmica especializada em relicários filosóficos, vulgarmente conhecidas como vasos sanitários decretou bancarrota. Ao contrario do time, a fabricantes de alcatruz conseguiu se reerguer. O que, claro, dá margem pra uma saraivada de piadas e trocadilhos. Mas, o terceiro mandamento desse blog diz: “Não gozarás de times imaginários”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário